Seja Benvindo!

Prezado Internauta!

Seja benvindo a esse Blog: que é nosso, fique a vontade para compartilhar suas idéias e informações relacionados ao tema deficiência e psiquiatria.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Conheça os símbolos relacionados a deficiência, condição e serviços


Muitas pessoas conhecem o símbolo internacional de acesso que identifica locais acessíveis e destinados a pessoas com deficiência. Ele que foi adotado no 11° Congresso Mundial sobre Reabilitação de Pessoas Deficientes, realizado pela Rehabilitation International (RI) em setembro de 1969 e criado pela desenhista dinamarquesa Susanne Koefoed.
Os brasileiros apenas adotaram o símbolo oficialmente em 1985 através da lei n. 7.405, de 12/11/85, que determina rigorosamente o seu uso e diz que nada pode ser acrescentado ou modificado ao desenho.
Porém este não é o único símbolo utilizado para informar e determinar a inclusão de vários tipos de deficiencias. Vamos ver alguns símbolos interessantes que são ou foram utilizados:

Pessoas que utilizam muletas ou bengalas

muletas
O símbolo para uma pessoa que se locomove apoiando-se em um par de bengalas tipo canadense (Fig.6) ilustrou os quatro folhetos comentados nas Notas 1, 2 e 3 (ver Bibliografia no final deste artigo). Os folhetos da Corde, da Petrobras e do Cepred e os símbolos foram adaptados de um folheto publicado na França em 1982.

Simbolo internacional da cegueira

Simbolo internacional da cegueira
Este é o Símbolo Internacional de Cegueira (Fig.15), adotado em 1984 pela World Blind Union (WBU). Ele mostra uma pessoa andando com uma bengala longa. Inicialmente, a intenção da WBU foi a de que o símbolo fosse utilizado como sinal de trânsito e como indicativo de acesso para pessoas cegas ou com baixa visão. Paul Arthur e Newton Arthur fazem restrição a este símbolo porque a bengala longa constitui uma linha muito fina que, sob certas condições, “desaparece” deixando o símbolo sem sentido.

Serviço de intérprete em Libras

libras
O símbolo para indicar que há ou haverá prestação de serviços de intérpretes da língua de sinais, em palestras, excursões, espetáculos de palco e outros programas. A proposta é da GAGF.

Serviço de Audiodescrição ao vivo

audio descrição ao vivo
O símbolo indeica que a  audiodescrição será feita ao vivo para pessoas cegas ou com baixa visão. Trata-se de um serviço que torna mais acessíveis os espetáculos de palco, as artes visuais e as exposições plásticas. Este símbolo contém a palavra “audiodescrição”, que em inglês se escreve com um espaço entre “AUDIO” e “DESCRIPTION”. Mas, em português, a palavra deverá vir como uma só: AUDIODESCRIÇÃO.

Símbolos de condição

4 condicoes que necessitam de acesso
Estes símbolos indicam as 4 condições em que a pessoa se encontra, mesmo que temporária, e necessite de algum tipo de serviço diferenciado ou de acessibilidade. As quatro condições que precisam ser lembradas são: A do direito de acesso dos adultos com criança no colo (Fig.20), das mulheres grávidas (Fig.21), das pessoas idosas (Fig.22) e das pessoas obesas (Fig.23).

Outros Símbolos

Existem mais símbolos que são utilizados e descrevem a acessibilidade para vários tipo de deficiências.Caso você tenha ficado curioso para conhecer mais alguns símbolos acesse o artigo sobre Símbolos da Acessibilidade e conheça mais um pouco sobre eles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário