Seja Benvindo!

Prezado Internauta!

Seja benvindo a esse Blog: que é nosso, fique a vontade para compartilhar suas idéias e informações relacionados ao tema deficiência e psiquiatria.

quarta-feira, 30 de março de 2011

Caminhada e corrida em prol do autismo, dia 3 de abril

O ponto de partida será da Ponte Estaiada, em São Paulo. Todos os inscritos ganharão um kit com o número do atleta, guia de informações, camiseta e uma medalha comemorativa

   
No dia 2 de abril, comemora-se o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Neste ano, luzes azuis iluminarão alguns monumentos e prédios do país e do mundo. No período de 31 de março a 07 de abril o "Monumento às Bandeiras", o "Viaduto do Chá" e a "Ponte Estaiada", em São Paulo, além do Senado, serão iluminados. É uma forma de chamar a atenção para o tema e mostrar a necessidade de promover conscientização da sociedade e sensibilização para a inclusão de todas as pessoas com deficiência, inclusive as autistas.
A instituição Autismo & Realidade realizará ações na cidade de São Paulo para comemorar a data. No dia 03 de abril será realizada uma caminhada e corrida em prol do autismo. O ponto de partida, às 8h, é da Ponte Estaiada, localizada no Brooklin, zona sul. Todos os inscritos ganharão um kit com o número do atleta, guia de informações, camiseta e uma medalha comemorativa.
O Dia Mundial do Autismo foi criado pela Organização das Nações Unidas, em 18 de Dezembro de 2007, para a conscientização acerca dessa questão. O primeiro evento foi realizado em 2 de abril de 2008 com participação do Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, um dos maiores incentivadores para a proposta de criação do dia, pelos esforços de chamar a atenção sobre o autismo. A ONU declarou que há cerca de 70 milhões de pessoas com autismo em todo o mundo.

Sobre o autismo
O autismo é uma disfunção global do desenvolvimento. Uma alteração que afeta a capacidade de comunicação do indivíduo, de estabelecer relacionamentos e de responder apropriadamente ao ambiente. Algumas crianças  autistas apresentam inteligência e fala intactas, outras apresentam sério atraso no desenvolvimento da linguagem. Alguns parecem fechados e distantes; outros, presos a comportamentos restritos e rígidos padrões de comportamento. Os diversos modos de manifestação também são designados de espectro autista, indicando uma gama de possibilidades dos sintomas do autismo.

Um dos mitos comuns é de que todas as pessoas com autismo vivem em seu mundo próprio, isolados, interagindo apenas com o ambiente que criam; isto não é verdade, segundo especialistas. Se, por exemplo, uma criança autista fica isolada em seu canto observando as outras crianças brincarem, não é porque ela está desinteressada dessas brincadeiras ou porque vive em seu mundo. Simplesmente ela tem dificuldade de iniciar, manter e terminar adequadamente uma conversa.
Informações sobre a caminhada e corrida: yescom@yescom.com.br e  yescom-informativo@yescom.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário