Seja Benvindo!

Prezado Internauta!

Seja benvindo a esse Blog: que é nosso, fique a vontade para compartilhar suas idéias e informações relacionados ao tema deficiência e psiquiatria.

sexta-feira, 8 de abril de 2011

APAE de São Paulo comemora 50 anos em Simpósio realizado na Secretaria

O objetivo do seminário foi levar informações atualizadas sobre o panorama geral da deficiência intelectual no Brasil e no mundo para diversos agentes da sociedade.

 
Na tarde do dia 6 de abril, a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência cedeu o auditório para a realização do Simpósio em comemoração aos 50 anos da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de São Paulo, com o tema: Cérebro e Deficiência Intelectual.  O evento contou com a presença de cerca de 400 pessoas. Participaram da abertura a Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Doutora Linamara Rizzo Battistella, o secretário Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Marco Antonio Belizário, e o Presidente da APAE São Paulo, Cássio Clemente.

O objetivo do seminário foi de levar informações atualizadas sobre o panorama geral da deficiência no Brasil e no mundo para diversos agentes da sociedade, fomentar reflexões sobre o tema e seus prognósticos de saúde e a inclusão social para a melhoria das condições de vida dos cidadãos assistidos com deficiência intelectual. 

A Secretária mencionou a importância do evento: "Quero cumprimentar cada um dos senhores por essa celebração, realmente essa é uma grande festa, é mais do que uma festa comemorativa de aniversário da APAE, uma festa para a sociedade paulista, uma festa do povo brasileiro. É a festa que traduz nosso reconhecimento de que se a tecnologia não resolve tudo, a solidariedade é capaz de transformar a sociedade. E traduzir no apoio, na ajuda, uma sociedade mais justa".

Ela ainda destacou: "não existe democracia, não existem direitos humanos, quando a gente não esta simplesmente privilegiando a vida do nosso próximo e o próximo é efetivamente esse que está ao nosso lado e que exige cuidado, às vezes exige atenção, mas sempre exige a garantia da cidadania de direitos. Esse cidadão de direitos, a pessoa com deficiência intelectual, encontra hoje em São Paulo uma nova dimensão, encontra hoje dentro do governo predisposição para apoiar e garantir ingresso na escola, no mercado de trabalho, cidadania plena, com a ajuda de cada um dos senhores, com a ajuda da APAE, nós vamos materializar essa inclusão,  entendendo as limitações, mas entendendo que a sociedade pode ser inclusiva".

APAE de São Paulo

A APAE de São Paulo - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de São Paulo foi fundada no dia 4 de abril de 1961, por iniciativa de um pequeno grupo de pais de pessoas com deficiência intelectual em um sobrado localizado na Zona Sul da capital paulista.
No início das atividades, os próprios pais e voluntários visitavam postos de saúde e cadastravam pessoas que possuíam familiares com deficiência intelectual buscando atender o maior número possível de crianças.
Em 2008, a APAE de São Paulo completou 47 anos de história, marcados pelo pioneirismo na prevenção, investimento em tecnologia e pesquisas, e na inclusão da pessoa com deficiência intelectual na sociedade. A missão da APAE de São Paulo é "Prevenir a deficiência, facilitar o bem-estar e a inclusão social da pessoa com deficiência intelectual". 

Deficiência Intelectual

Dados do IBGE de 2000 indicam que no Brasil o número de pessoas com deficiência intelectual é de 2.844.937, sendo 547.314 no Estado de São Paulo.
Segundo conceito da Associação Americana de Deficiência Mental (AAIDD), deficiência intelectual é caracterizada por limitações significativas no funcionamento intelectual e no comportamento adaptativo, como expresso nas habilidades práticas, sociais e conceituais originando-se antes dos dezoito anos de idade.  Mas a análise da deficiência intelectual é uma condição complexa. Seu diagnóstico envolve a compreensão da ação combinada de quatro grupos de fatores etiológicos, biomédicos, comportamentais, sociais e educacionais.
Aproximadamente 10% da população mundial possui alguma deficiência, das quais 5% representam a parcela de pessoas com deficiência intelectual; 2% com deficiência física; 1,5% com deficiência auditiva; 0,5% de deficiência visual; e 1% de deficiência múltipla. Dos mais de 600 milhões de pessoas com deficiência no mundo, 80% vivem nos países pobres do Sul. Cerca de 80% das deficiências têm causas associadas à pobreza e às baixas condições de vida.
Estima-se que 100 milhões de pessoas no mundo adquiriram uma deficiência devido à desnutrição e que o número de pessoas com deficiência aumentará em 120%, nos próximos 30 anos, nos países do Sul. Nos países do Norte, o índice de aumento será de 40%, durante esse mesmo período.
Fonte: Banco Mundial (2005) e OMS (2008)

Nenhum comentário:

Postar um comentário