Seja Benvindo!

Prezado Internauta!

Seja benvindo a esse Blog: que é nosso, fique a vontade para compartilhar suas idéias e informações relacionados ao tema deficiência e psiquiatria.

sábado, 2 de abril de 2011

Etec de Itatiba recebe prêmio por inclusão de pessoas com deficiência


Prêmio Construindo a Nação foi criado há 11 anos; 650 mil alunos do Estado já participaram
 
O projeto Acessibilidade sobre rodas, criado por 80 alunos dos cursos técnicos de Projetos de Mecânica e Eletromecânica, conquistou o primeiro lugar na categoria Ensino Médio, entre 80 trabalhos concorrentes. Os alunos desenvolveram duas cadeiras de rodas com equipamentos especiais: uma com sistema de amortecedores, freios e elevação, para portadores de paralisia cerebral; e outra para pessoas que utilizam cilindro de oxigênio.
Estiveram presentes o vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo, Guilherme Afif Domingos, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, o secretário Adjunto Estadual de Educação, João Palma, e a diretora superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá.
"Este prêmio demonstra que o relacionamento e o compromisso das escolas com a comunidade representam o caminho para a solução dos problemas e que a cidadania começa com a preocupação das pessoas com o seu entorno", afirmou Afif. Para Laura Laganá, "é muito importante que alunos, professores e diretores de outras Etecs se mobilizem para participar de prêmios como estes, que valorizam projetos de cidadania".
Vencedor
O projeto vencedor surgiu como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Os alunos pesquisaram os problemas sociais da comunidade em que viviam e sugeriram intervenções utilizando os conhecimentos adquiridos ao longo dos cursos. O tema escolhido pelos estudantes foi a inclusão da pessoa com deficiência. "A cadeira para pessoas com paralisia cerebral foi desenvolvida a partir da observação de um caso real de uma criança", explica o diretor da Etec premiada, Anderson Wilker Sanfins.
A outra cadeira foi criada após uma visita dos alunos de Eletromecânica a um asilo, onde notaram a dificuldade dos idosos em transportar o cilindro de oxigênio, causando limitação de mobilidade e de integração social. As cadeiras produzidas foram doadas para a criança e para o asilo.
"Ficamos muito contentes com esse resultado inesperado. Estamos desenvolvendo outros dois projetos para inclusão de pessoas com deficiência e esse prêmio é mais um estímulo para o grupo", comemora Diogo Bocaletto, um dos alunos premiados.
O Prêmio Construindo a Nação foi criado em 2000 e desde então contou com a participação de cerca de 650 mil alunos no Estado de São Paulo. O objetivo do prêmio é destacar e valorizar as ações de cidadania realizadas por alunos de escolas públicas e privadas para solucionar problemas da comunidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário