Seja Benvindo!

Prezado Internauta!

Seja benvindo a esse Blog: que é nosso, fique a vontade para compartilhar suas idéias e informações relacionados ao tema deficiência e psiquiatria.

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Educação profissional inclusiva é tema de Seminário na Secretaria


Com mais de 300 participantes, o Seminário teve a presença do professor Rafael Kohanoff, representando o Instituto Nacional de Tecnologia Industrial da Argentina.
 
Na terça-feira, dia 10 de maio, aconteceu na sede da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência o 1º Seminário Paulista de Educação Profissional Inclusiva, realizado pelo Centro Paula Souza, autarquia do Governo do Estado de São Paulo responsável pelo ensino técnico e tecnológico. Seu principal objetivo foi dividir experiências sobre casos bem sucedidos de inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho e sensibilizar os diretores das Etecs para a inclusão de pessoas com deficiência.
O evento contou com a presença da Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Doutora Linamara Rizzo Battistella, em seu fechamento. Durante toda a manhã foram realizadas diversas palestras sobre a educação profissional inclusiva, dentre elas: "Desafios da Educação Profissional de Pessoas com Deficiência", pelo professor César Silva, vice-superintendente do Centro Paula Souza; "Educação Profissional de Pessoas com Deficiência", pelo professor Helvécio Siqueira de Oliveira, diretor da Escola SENAI "Italo Bologna", de Itu; "Legislação de Trabalho para Pessoas com Deficiência", pelo Doutor José Roberto Mello, Superintendente Regional de Trabalho e Emprego de São Paulo, e "Inclusão de Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho", palestrado pela Sra. Marinalva da Silva Cruz, coordenadora do Programa de Apoio a Pessoas com Deficiência da Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho de São Paulo.
Além das palestras, um dos destaques da programação foi o argentino Rafael Konanoff, diretor do Centro de Tecnologias para a Saúde de Pessoas com Deficiências, que fez a apresentação do Instituto Nacional de Tecnologia Industrial, o INTI, da Argentina.
A Secretária Doutora Linamara Rizzo Battistella agradeceu a presença de todos e relembrou que a Secretaria não é apenas um órgão que procura conduzir resultados práticos que melhorem a qualidade de vida da pessoa com deficiência, é também, um local que deve servir como ponto de encontro para discussões referentes às pessoas com deficiência e seus direitos, como o Seminário Paulista de Educação Profissional Inclusiva do Centro Paula Souza.
Doutora Linamara também ressaltou que as informações discutidas no Seminário servem para redirecionar esforços e procurar pelo caminho mais rápido para o encontro do protagonismo da pessoa com deficiência não só no mercado de trabalho, mas em todas as áreas da vida. Enfatizou, ainda, que a juventude pede soluções rápidas, e lembrou que cada vez mais, os jovens aprendem fazendo, realizando as atividades na prática, dando asas a criatividade.  "Por isso o ensino deve se adaptar as mudanças do meio, para que haja sempre uma porta aberta que permita a passagem das pessoas com deficiência no mercado de trabalho", destacou.
Mais informações sobre o Centro Paula Souza: http://www.centropaulasouza.sp.gov.br/
Telefone: (11) 3327.3000

Nenhum comentário:

Postar um comentário