Seja Benvindo!

Prezado Internauta!

Seja benvindo a esse Blog: que é nosso, fique a vontade para compartilhar suas idéias e informações relacionados ao tema deficiência e psiquiatria.

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

3 de dezembro: Dia Internacional da Pessoa com Deficiência


O sucesso desta data depende da sua participação. Confira alguns eventos que vão celebrar este dia tão importante e participe de ações inclusivas. Esta é uma luta de todos nós!

A 37ª Sessão Plenária Especial sobre Deficiência da Assembléia Geral da ONU, realizada em 14 de outubro de 1992, adotou o dia 3 de dezembro como Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. A data escolhida coincide com o dia da adoção do Programa de Ação Mundial para as Pessoas com Deficiência pela Assembléia Geral da ONU, em 1982. 

A ONU calcula que no mundo existam cerca de 600 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência. Por isso, entidades mundiais da área esperam que com a criação do dia todos os países passem a comemorar a data, gerando conscientização, compromisso e ações que transformem a situação das pessoas com deficiência no mundo. O sucesso da iniciativa vai depender diretamente do envolvimento da sociedade, que deve estabelecer estratégias para manter o tema em evidência. 

Para comemorar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, Prefeitura, Governo do Estado e entidades da sociedade civil organizaram uma série de eventos de cultura e lazer. 

Instituto Mara Gabrilli lança campanha de moda inclusiva
No Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (3/12), no Sonique Bar, o Instituto Mara Gabrilli (IMG) e a marca Hey!U lançam uma linha de moda inclusiva. A coleção Easy Put será composta de roupas práticas e fáceis de vestir. Para o evento de lançamento serão vendidas as primeiras peças da grife: camisetas com estampas exclusivas, nos modelos masculino e feminino. A verba arrecadada será usada em projetos da ONG - que apoia atletas com deficiência e fomenta pesquisas com células-tronco. 

Todas as peças da coleção têm identificação com toque braille, que descrevem a cor, o tamanho e a estamparia da peça. A ergonomia e o caimento também foram pensados durante a criação das roupas. As t-shirts podem ser encontradas nos tamanhos P, M e G. O modelo masculino tem nas costas a imagem da espinha dorsal com todas as vértebras e seus nervos, remetendo à consciência de nosso corpo, lembrando o que tem por baixo da pele A feminina traz a imagem de uma sereia charmosa em sua carruagem cheia de detalhes. 

“A parceria com a He!U é mais um passo do Instituto em busca de uma sociedade mais inclusiva. A ideia é mudar o olhar sobre o tema e despertar o interesse de outras marcas e lojistas.. As deficiência não subtraí o senso estético. Pessoas com deficiência também querem escolher o que usar”, diz a fundadora do IMG, Mara Gabrilli.

Após o lançamento da linha, as camisetas poderão ser adquiridas na loja da Galeria Mundo Mix , localizada na Rua Augusta, 2.559, em São Paulo. Para quem não está na capital paulista, a compra também pode ser realizada nos sites do Instituto Mara Gabrilli www.img.org.br e da marca www.heyuteen.com.br

“Quando falamos em acessibilidade, a primeira palavra que nos vem à mente são as rampas. Elas são importantes, mas é preciso pensar em outros aspectos também. Busco a acessibilidade por um todo. Quando soube do projeto, tive que contribuir de alguma forma e pensei ‘por que não etiquetar minhas criações para que uma pessoa sem visão saiba o que está comprando?’ Por que não pensar na forma do corpo na hora de criar, de desenvolver? Este é o verdadeiro sentido da moda”, comenta Cristiane Soares, estilista da marca Hey U.


Virada Inclusiva
Show de rock com audiodescrição e Libras, exposições, oficinas culturais e debates sobre direitos das pessoas com deficiência são os destaques do evento, que acontece nos dias 3, 4 e 9 de dezembro.

A programação começa às 9h do dia 3, no Memorial da América Latina, onde acontecem oficinas de música, apresentações de dança, capoeira e mostra de curtas-metragens durante todo o dia.

Também neste dia, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) promove das 8h30 às 17h30, o seminário “A Inclusão da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida na Educação para o Trânsito”.

Completam a grade do primeiro dia exposição de quadros no Parque Ibirapuera, atividades paradesportivas no Parque Villa-Lobos, circuito de agilidade para cães (vão livre do Masp), visitas monitoradas ao Centro de Operações do Metrô (Paraíso), Jardim Zoológico, Biblioteca Louis Braille (Centro Cultural São Paulo) e a entidades de assistência, como Lar Escola São Francisco e Fundação Dorina Nowill.

A Virada Inclusiva prossegue às 10h do dia 9, no Centro Cultural São Paulo, com a Sabatina, em que jovens com deficiência intelectual, ligados a diferentes instituições da capital, apresentam reivindicações e fazem perguntas ao secretário municipal da Pessoa com Deficiência.

Passeata Superação
No dia 4, sob coordenação da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPED), o Centro da cidade recebe a já tradicional passeata do Movimento Superação, com saída às 12h da Praça da República e destino ao Vale do Anhangabaú.

Também no Anhangabaú, das 12h às 19h, acontece show musical voltado ao público jovem, com artistas com algum tipo de deficiência ao lado de nomes consagrados, como a banda NXZERO, Baby Consuelo e Luiz Melodia.

O show conta com área especial para o público com deficiência motora e visual e recursos de audiodescrição e tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras) por meio de telões. Entidades e mesmo pessoas físicas podem solicitar transporte gratuito adaptado junto ao serviço Atende, da Prefeitura.

A matéria abaixo foi extraída do Site de Mara Gabrilli.

Nenhum comentário:

Postar um comentário