![]() Descoberta no ano 2000 perto de Luxor, na necrópole de Tebas, a prótese, de madeira e couro, pertenceu a Tabaketenmut, a filha de um alto sacerdote que viveu entre 950 e 710 a.C. A datação facilmente faria desta a mais antiga prótese conhecida, alguns séculos mais velhos do que a perna de bronze e madeira descoberta em um cemitério perto de Cápua, Itália. O dedão de Tabaketenmut era composto de duas peças de madeira moldadas, perfuradas com pequenos buracos para a passagem de tiras, unidas por um cordão de couro, demonstrando uma preocupação aguda com a anatomia. Mas apenas a realização de testes em pacientes vivos poderia confirmar que a peça se tratava de uma prótese genuína, projetada não apenas como um ornamento para a vida após a morte, mas como um auxílio prático na locomoção. |
Fonte: yahoo |
Este blog foi idealizado como espaço de divulgação e reflexão de informações relacionadas ao tema deficiência e psiquiatria. Seja Benvindo! Você tem muito em suas mãos!
Seja Benvindo!
Prezado Internauta!
Seja benvindo a esse Blog: que é nosso, fique a vontade para compartilhar suas idéias e informações relacionados ao tema deficiência e psiquiatria.
quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011
DEDÃO DE MÚMIA EGÍPICA É A PRÓTESE MAIS ANTIGA CONHECIDA
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário