Seja Benvindo!

Prezado Internauta!

Seja benvindo a esse Blog: que é nosso, fique a vontade para compartilhar suas idéias e informações relacionados ao tema deficiência e psiquiatria.

sábado, 27 de novembro de 2010

Avaliação de Acessibilidade

Você sabe o que é uma avaliação de acessibilidade?

A Avaliação de Acessibilidade nasceu da necessidade de um estudo sobre o quanto lugares e postos de trabalho são acessíveis para pessoas com deficiência (nesse caso vamos falar sobre pessoas com deficiência, mas vale lembrar que Acessibilidade é para todos).

Existe a Avaliação de Acessibilidade de espaços (restaurantes, hotéis, etc.) e de ambiente como empresas, que geralmente avaliam as áreas comuns e os postos de trabalho.

Hoje vamos falar sobre a Avaliação de Acessibilidade dos postos de trabalho.

A Avaliação de Acessibilidade ou Mapa de acessibilidade de posto de trabalho (como alguns conhecem), é uma avaliação que deve ser feita por Terapeuta Ocupacional em conjunto com uma equipe de apoio : engenheiro, projetista, arquiteto e outros. A avaliação busca colher informações sobre  : 

- como é o trabalho real executado naquele posto de trabalho, 
- quais as demandas para uma pessoa trabalhar nessa atividade,
- quais os equipamentos envolvidos no processo desse trabalho, 
- quais os riscos para o trabalhador, 
- se ele vai trabalhar sozinho ou em equipe e qual o modelo (linha de produção, célula, etc), 
- quais movimentos o posto de trabalho e a atividade exigem do trabalhador,
- qual nível de cognição e intelecto é necessário para aquela atividade, 
- medidas do ambiente,
- observação do Lay Out,
- estudo da relação entre os postos de trabalho,

Após a coleta de dados é necessário que o profissional confronte as informações colhidas através da observação , entrevistas, análise de atividade, análise de mapa de risco, etc. e verifique que tipo de deficiências seria possível ter naquele posto de trabalho como ele se encontra atualmente e em seguida fazer as sugestões de ampliação de acessibilidade.

Vale lembrar que hoje encontramos uma variedade de produtos no país e fora dele que possibilidade que a cada dia os postos de trabalho sejam mais acessíveis.

A idéia da Avaliação de Acessibilidade é ser um estudo que promova a inclusão e não que segregue como muitas ainda são realizadas. Por ex: como operador de  telemarketing só poderia trabalhar cadeiras e pessoas com deficiência visual.

Espero ter ajudados. Abs,

Michele Jimenez Benjamim


Nenhum comentário:

Postar um comentário