Seja Benvindo!

Prezado Internauta!

Seja benvindo a esse Blog: que é nosso, fique a vontade para compartilhar suas idéias e informações relacionados ao tema deficiência e psiquiatria.

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Feira do Emprego e Capacitação para pessoas com deficiência

principal

Mais de 1,2 mil vagas de emprego e 195 de qualificação profissional. No próximo dia 1º, a Secretaria Municipal do Trabalho promoverá a 2ª Feira do Emprego e da Capacitação Profissional para Pessoas com Deficiência.
O evento, que este ano acontecerá no Memorial de Curitiba, no Largo da Ordem, das 9h às 17, terá a participação de 23 empresas.
Também serão disponibilizados os serviços oferecidos pela Prefeitura nas áreas de geração de emprego e renda, qualificação e estágios. Além de entregar o currículo, os interessados poderão preencher fichas e até sair contratados imediatamente. É importante que os potenciais trabalhadores tenham em mãos a carteira de trabalho, laudo médico e carteira de identidade.
Em Curitiba, segundo dados do IBGE de 2000, 12% da população, ou aproximadamente 190 mil de pessoas, são afetadas por algum grau de comprometimento físico ou intelectual.
A legislação (Lei 8213/1991) estabelece que empresas com mais de 200 funcionários devem reservar uma parcela dos cargos – de 2% a 5% dependendo do número de empregados – para pessoas com deficiência.
Na capital paranaense, de acordo com o Relatório Anual de Informações Sociais-2007 (RAIS), são 745 empresas com mais de 100 empregados, totalizando 439.408 trabalhadores. Com base nestes números, são 18.337 vagas pessoas com deficiência. Porém, o mesmo relatório informa que apenas 6.170 postos estão preenchidos.
O secretário municipal do Trabalho, Paulo Bracarense, informa que a Prefeitura já tem outros projetos para aumentar a inserção destas pessoas no mercado. “Hoje, os grandes problemas da empregabilidade das pessoas com deficiência são a qualificação e a adequação do local de trabalho para recebê-las. A partir do ano que vem, a Prefeitura vai convidar as empresas para equacionar a questão da adequação destes profissionais”, comenta Bracarense em referência ao programa Tecnologia Assistiva para Empregabilidade.
Na primeira edição da feira, em 2009, participaram 23 empresas da área de recursos humanos e qualificação.
A organização do evento deste ano contará ainda com a colaboração da recém criada Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, da Fundação de Ação Social (FAS), Secretaria de Educação e do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Sescap/PR).
Informações sobre a Feira do Emprego: (41) 3221-9950.

Nenhum comentário:

Postar um comentário