Seja Benvindo!

Prezado Internauta!

Seja benvindo a esse Blog: que é nosso, fique a vontade para compartilhar suas idéias e informações relacionados ao tema deficiência e psiquiatria.

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Campo de golfe acessível para pessoas com deficiência

principal







A Prefeitura de Curitiba inaugurou, nesta sexta-feira (12), o primeiro campo municipal de golfe adaptado do Brasil. O novo equipamento foi construído em parceria com a Federação Paranaense e Catarinense de Golfe, na praça Plínio Tourinho, no Rebouças, e será usado por escolas que atendem pessoas com deficiência e moradores da região da Vila das Torres.
“Este novo equipamento vai permitir a popularização do golfe e a ampliação da oferta de modalidades esportivas para pessoas com deficiência em Curitiba”, afirmou o secretário municipal do Esporte e Lazer, Rudimar Fedrigo.
A Federação investiu R$ 20 mil na compra de grama sintética, além de ceder tacos e bolas de golfe para a prática esportiva. A partida inaugural aconteceu nesta sexta-feira durante os Jogos Especiais, que reúnem mais de 900 atletas com deficiência. Nove escolas disputaram partidas, nas categorias masculina e feminina
O presidente da Federação de Golfe, Arata Hara, disse que os golfistas paranaenses resolveram apoiar a iniciativa da Prefeitura, que já oferecia aulas de golf 7 (nome oficial do golfe adaptado) em um campo improvisado. “Dentro da política de ação social foi feita esta parceria, que vai ampliar o acesso ao esporte para um número maior de pessoas em Curitiba. É preciso lembrar que o golfe e o golfe adaptado passaram a ser esportes olímpicos e farão parte do Panamericano de 2014 e das Olímpiadas de 2016”, observou Hara.
Para o secretário municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Irajá Brito Vaz, a criação do espaço vai ajudar no processo de inclusão social das pessoas com deficiência. “Também poderão se formar para-atletas que irão competir em provas pelo Brasil”, disse.
Para uma das coordenadoras dos Jogos Especiais, Márcia Walter, este tipo de modalidade esportiva ajuda no desenvolvimento físico e psicológico de altetas com deficiência. O professor de Educação Física da Escola Pequeno Cotolengo, Filipe Fernandes, explica que o esporte promove a melhoria da coordenação física e concentração dos atletas.
A professora da Escola São Camilo, Adriana Freitas Nogueira, explica que o esporte também é ideal para adultos com deficiência. “O golf 7 tem menor impacto físico e é perfeito para adultos, exigindo concentração, atenção e coordenação” afirmou. Para ela, a construção de uma quadra pública vai permitir que as escolas que atendem alunos com deficiência programem aulas durante todo o ano.
Também participaram da inauguração do campo de golfe os vereadores Zé Maria e o Julião Sobota.


http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/curitiba-tem-primeiro-campo-de-golfe-adaptado-do-brasil/21075

Nenhum comentário:

Postar um comentário