Seja Benvindo!

Prezado Internauta!

Seja benvindo a esse Blog: que é nosso, fique a vontade para compartilhar suas idéias e informações relacionados ao tema deficiência e psiquiatria.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Judô: Atletas disputam no Rio vaga na Seleção


Até 13/11, cerca de 150 atletas vão disputar o Grand Prix Infraero de Judô para Cegos, que está sendo realizado em Niterói (RJ).

 A partir de 12/11, o Rio de Janeiro vai receber cerca de 150 atletas que vão disputar o título do Grand Prix Infraero de Judô para Cegos. A primeira etapa da competição ocorreu em agosto, em São Paulo. Na fase carioca serão definidos os nomes que irão integrar a Seleção Permanente, que disputará em abril os Jogos Mundiais da IBSA (Associação Internacional de Esportes para Cegos), na Turquia.

"Esta será uma das competições com maior nível técnico do ano, já que a comissão técnica fará a última avaliação dos atletas antes da convocação do Mundial", disse o coordenador técnico da modalidade, Jaime Bragança.

A competição vai reunir os melhores judocas cegos ou com baixa visão do país.

"Entre as mulheres, temos em todas as categorias uma atleta medalhista ou em Mundiais ou nas Paraolimpíadas. No masculino, a briga também será boa, por conta da definição dos atletas que irão compor a Seleção Permanente."

Para o treinador e integrante da comissão técnica da Seleção Brasileira de Judô, Tibério Maribondo, o evento reúne os principais nomes da modalidade no País.

"Teremos bons atletas de vários estados. O potiguar Alexandre Magno é um dos nomes a ser batido na categoria peso-pesado (+100 Kg) do judô paraolímpico brasileiro. Há seis anos titular da seleção brasileira e atual campeão do Grand Prix, a expectativa é de uma boa colocação já pensando nos Jogos Mundiais da IBSA na Turquia, em abril, no Parapan de Guadalajara em novembro, e na vaga das Paraolimpíadas de Londres, em 2012."

> Meninas boas de luta

Pelo lado feminino, Lúcia Teixeira (até 57 kg) mostrou bom nível físico e tático na primeira etapa do Grand Prix, em São Paulo. Com apenas 25 segundos de luta, a atleta derrotou a adversária Érika Zuaga também por Ippon. No Mundial da modalidade, em abril, na Turquia, Lúcia conquistou a melhor colocação nacional trazendo a prata para o Brasil.

Outro talento que estará disputando o ouro nos tatames cariocas é Victoria Santos (até 70kg). Na primeira etapa, além de vencer a categoria estudantil, Victoria também levou ouro na classe adulta. Com apenas 17 anos, a garota garantiu o bronze no Mundial da Turquia.

O torneio, organizado pelo Comitê Paraolímpico Brasileiro, contará com mais de 180 pessoas oriundas de 12 estados. A competição ocorrerá no Ginásio de Esportes da Associação Niteroiense de Deficientes Físicos- Andef, em Niterói, Rio de Janeiro. A entrada é franca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário