Seja Benvindo!

Prezado Internauta!

Seja benvindo a esse Blog: que é nosso, fique a vontade para compartilhar suas idéias e informações relacionados ao tema deficiência e psiquiatria.

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Cadeira de rodas é proibida no Reino Unido por ser considerada um tanque

Um britânico de 36 anos, deficiente físico e com necessidade de cadeira de rodas, teve seu meio de locomoção proibido pelas autoridades do Reino Unido, que alegam que sua largura e a adaptação com esteiras fazem a cadeira ser, na verdade, um tanque.

Jim Starr possui uma cadeira com uma adaptação especial para andar em terrenos irregulares, com neve, por exemplo, chamada de TankChair. Ela possui duas esteiras (realmente, como as de tanques de guerra), é controlada por um joystick e impulsionada por um motor elétrico de 12 V. Entretanto, por suas dimensões, as autoridades britânicas proibiram que Starr utilizasse sua cadeira pelas ruas da cidade.

O site australiano The Mercury destaca que, de acordo com as diretrizes da Agência de Licenciamento de Motoristas e Veículos do RU, veículos adaptados para deficientes não podem ter mais que 85 cm de largura e 125 kg. O “tanque” de Starr possui 107 cm de largura e pesa 220 kg.

Starr de mostra indignado com as autoridades, claro, principalmente devido a intransigência da decisão. Ele afirma que não pretende andar com sua cadeira nas ruas da cidade, mas que, para andar onde ele pode andar, ele terá que passar pelas ruas, às vezes. Seu principal objetivo era ir até a praia com seus filhos, por exemplo, ou a parques ou locais de acesso mais difícil para cadeiras convencionais.

A página do Engadget mostra um vídeo (goo.gl/PfWsq) da cadeira em ação. De qualquer forma, este parece um ótimo veículo, mesmo quem não precisa necessariamente de uma cadeira de rodas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário