Seja Benvindo!

Prezado Internauta!

Seja benvindo a esse Blog: que é nosso, fique a vontade para compartilhar suas idéias e informações relacionados ao tema deficiência e psiquiatria.

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Mutirão Cadê Você vai à periferia atender moradores com deficiência


Promovido pelo Instituto Mara Gabrilli, proejto oferecer orientações ultidisciplinares e orienta quanto aos serviços públicos disponíveis
No sábado, dia 15, acontece no bairro de Itaquera, na zona leste da capital, o mutirão Cadê Você, projeto pioneiro que vai até comunidades carentes das periferias paulistanas para realizar atendimento multidisciplinar voltado exclusivamente às pessoas com deficiência. Das 8 às 18 horas, os moradores da região serão atendidos por uma equipe composta de terapeuta ocupacional, psicóloga, fisioterapeuta, fonoaudióloga, assistente social, entre outros.

Realizado pelo Instituto Mara Gabrilli (IMG) com patrocínio do Mc Donald's, Alcoa e Volkswagen e apoio da Ong Casa do Cristo Redentor (que atua neste bairro), o projeto também contempla visitas de atendimento nas casas das pessoas com deficiência severa, que não podem sair de casa. O mutirão acontece uma vez por mês, cada dia em um bairro diferente. Até outubro de 2012, a meta estimada é alcançar, neste período, 1,2 mil pessoas com deficiência da capital. A agenda para os próximos mutirões está sendo definida.

"Dentro de alguns meses, teremos um precioso mapeamento da situação destas pessoas, que permitirá a criação de políticas públicas mais focadas e com melhores resultados", afirma a fundadora do IMG, Mara Gabrili. "Hoje são escassos os dados sobre esta população, que é significativa e precisa de uma atenção especializada", diz Mara.

No local, além das consultas, também são prestados serviços de saúde, distribuição de cartilhas e material didático sobre os cuidados com a saúde da pessoa com deficiência; informação sobre instituições, postos de saúde e centros de reabilitação existentes na cidade de São Paulo; informação sobre ATENDE, linhas de ônibus adaptado, terminais acessíveis, carteira especial, carteira de acompanhante, carteira do idoso; informação sobre o direito à aposentadoria da pessoa com deficiência, lei de cotas e sobre o centro cidadão; informação sobre benefícios sociais, isenção de impostos e garantias específicas para pessoas com deficiência.

Também será feito registro fotográfico das pessoas em seus bairros, por meio de parceria com a fotógrafa Renata Castello Branco. Estas pessoas são "encontradas" previamente através de cadastros nas ONGs parceiras dos projetos, demandas espontâneas e da ação dos funcionários do Mc Donalds dos bairros. As solicitações para atendimentos domiciliares e participação nos mutirões também são feitas através do cadastro no site: www.cadevoce.info.

"A idéia é achar estas pessoas, daí o nome do projeto. Muitas delas não têm ideia de seus direitos, de que há serviços públicos de reabilitação, por exemplo. Estamos constatando isso na prática, in loco", explica Ariana Chediak, coordenadora do projeto.

Sobre o IMG
Fundado em 1997, o Instituto Mara Gabrilli é uma organização sem fins lucrativos que desenvolve e executa projetos que contribuam para a melhoria da qualidade de vida de pessoas com deficiência. Atua em quatro frentes principais: comunicação educativa e cultural, fomento às pesquisas científicas para cura de paralisias, apoio ao paradesporto e promoção do desenho universal.

Serviço
Evento: Mutirão Cadê Você
Data: Sábado, dia 15 de janeiro de 2011
Hora: Das 8h às 18h
Local: Rua Agrimensor Sugaya, 1050 - Casa do Cristo Redentor. Itaquera
Interessados em participar do mutirão deverão se cadastrar antes através do e-mail: cadevoce@img.org.br ou pelo telefone: (11) 7727-1195

Nenhum comentário:

Postar um comentário