Seja Benvindo!

Prezado Internauta!

Seja benvindo a esse Blog: que é nosso, fique a vontade para compartilhar suas idéias e informações relacionados ao tema deficiência e psiquiatria.

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Acessibilidade é tema no Exponorma 2010


 
Entre os dias 19 e 21 de outubro, acontece em São Paulo, no Centro de Exposições Imigrantes, o Exponorma 2010, evento que a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) realiza desde 2007, reunindo congresso, palestras técnicas e exposição. Em sua quarta edição, com o tema Acessibilidade, o objetivo deste ano é trabalhar a acessibilidade, para que as pessoas com deficiência tenham acesso a ambientes, produtos e serviços, nos mais diferentes contextos. 

O Exponorma 2010 contará com duas atrações que são projetos da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, uma será na entrada, onde os visitantes irão passar por uma casa construída conforme o Desenho Universal nas Habitações de Interesse Social, que institui a todas as moradias de interesse social construídas pela CDHU, e incluir o Desenho Universal em seus projetos, com o objetivo de criar habitações acessíveis a todas as pessoas, independente de suas características pessoais, idade ou habilidades. Outra, é a Unidade Móvel da Rede de Reabilitação Lucy Montoro. Lançada em janeiro de 2009, a carreta de 15 metros de comprimento, visita municípios do estado para fazer avaliações médicas e fornecer órteses, próteses e outras ajudas técnicas para pessoas com deficiência.

O Exponorma foi idealizado para comemorar o Dia Mundial da Normalização cuja celebração é em 14 de outubro. A cada ano o evento tem um tema diferente e a decisão de enfocar a Acessibilidade, neste ano, acontece em um momento em que toda a sociedade volta a atenção para as dificuldades enfrentadas, não apenas por pessoas com deficiência, mas também por todas aquelas que sofrem algum tipo de limitação para o pleno exercício da cidadania.
No censo de 2000, O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) contabilizou 24,5 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência, o que reforça a importância de se discutir a contribuição das normas técnicas para promover a acessibilidade. No congresso, o tema será abordado em diferentes aspectos, envolvendo construção civil, informática, comunicações, transporte e até mesmo oportunidades de investimento nessa área de crescente demanda.
Mais informação acesse o site: http://www.exponorma.com.br/index.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário