Seja Benvindo!

Prezado Internauta!

Seja benvindo a esse Blog: que é nosso, fique a vontade para compartilhar suas idéias e informações relacionados ao tema deficiência e psiquiatria.

terça-feira, 19 de outubro de 2010

PERMAMBUCO ESTÁ EM CONTAGEM REGRESSIVA PARA CONGRESSO E FEIRA DE TECNOLOGIA ASSISTIVA



Acessibilidade e inclusão social serão temas de Congresso e Feira em Pernambuco

Em sua terceira edição, o 
Congresso Muito Especial de Tecnologia Assistiva e Inclusão Social das Pessoas com Deficiência de Pernambuco acontece entre os dias25 e 28 de outubro, no Chevrolet Hall, em Olinda. Este ano, o evento trará 25 palestrantes para discutir sobre acessibilidade, inclusão social e, consequentemente, a melhora da qualidade de vida das pessoas com deficiência. Mais de mil pessoas já se inscreveram para participar dos debates.

Durante os quatro dias de evento, o público poderá entender como a Tecnologia Assistiva pode ajudar no dia a dia das pessoas com deficiência. O Congresso também irá apresentar as novas ferramentas que auxiliam no processo de inclusão dessas pessoas no mercado de trabalho e sistema de ensino. Além disso, temas como qualificação profissional e oportunidades de emprego, informática acessível e Desenho Universal como base dos projetos de arquitetura serão discutidos no encontro.

Este é o terceiro ano que o Instituto Muito Especial promove o Congresso de Tecnologia Assistiva e Inclusão Social das Pessoas com Deficiência em Pernambuco. O evento tem crescido a cada edição e tem mostrado para a sociedade que é necessário um novo modelo de comportamento, que considere as possibilidades de locomoção e mobilidade para todas as pessoas como algo real. A inclusão social é essencial para o desenvolvimento e valorização desta fatia da sociedade, que compreende 14,5% da população brasileira (Censo 2000).

2ª Feira de Tecnologia Assistiva
 - Paralelo ao congresso, nos mesmos dias e espaço, acontece a segunda edição da Feira Muito Especial de Tecnologia Assistiva, com exposições das 10 às 20h. A feira terá 50 expositores (20 a mais que no ano passado), que mostrarão as novidades em equipamentos e soluções tecnológicas que possibilitem aumentar a autonomia das pessoas com deficiência. O evento também é gratuito e o acesso é livre, não sendo obrigatória a participação no congresso.

Entre as inovações tecnológicas para este ano, o público poderá conferir desde produtos mais comuns, como bengalas e relógios falados para pessoas com deficiência visual, até grandes inovações, como o Óculos-Mouse, criado por alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul). O produto possibilita que através de um sistema eletrônico interligado, que utiliza um emissor de luz infravermelha e um receptor fixados nos óculos, o usuário acione o clique do mouse com apenas um piscar de olhos, possibilitando a inclusão digital de pessoas com vários tipos de deficiência. Outra inovação será o DPS2000, aparelho que permite que o passageiro com deficiência sinalize o pedido de embarque ao motorista dos ônibus urbanos desejados, usando um transmissor de rádio freqüência portátil. Dessa forma, pessoas com deficiência não mais dependerão da ajuda de outras pessoas no ponto de para parar o coletivo correto.

http://www.muitoespecial.com.br/NoticiaForm.aspx?idNoticia=%DA%9D%DA%98%DA%9E

Nenhum comentário:

Postar um comentário