Seja Benvindo!

Prezado Internauta!

Seja benvindo a esse Blog: que é nosso, fique a vontade para compartilhar suas idéias e informações relacionados ao tema deficiência e psiquiatria.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Museu da Bíblia Sociedade Bíblica do Brasil promove encontro de pessoas com deficiência visual

Pelo quarto ano consecutivo, o Museu da Bíblia sediará o Encontro de Deficientes Visuais e instituições que trabalham com este público. Promovido pela Sociedade Bíblica do Brasil, o evento acontece no dia 23 de outubro, às 8h30, e deve reunir cerca 300 visitantes, para um encontro de confraternização. A iniciativa integra o programa A Bíblia para Pessoas com Deficiência Visual, mantido há mais de 15 anos pela SBB.

A programação inclui a palestra A Bíblia como Instrumento de Inclusão Social, projeção do filme Coração do Pai, com audiodescrição, e visita à área de exposição do Museu da Bíblia. Também serão revelados os vencedores do concurso literário A História de Mary Jones - O início do movimento das Sociedades Bíblicas, com a respectiva entrega de troféus e medalhas. Organizado pela Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), o concurso de contos e poesias foi criado com o objetivo de destacar a vida da jovem que inspirou a criação das Sociedades Bíblicas, o começo deste movimento e o seu impacto na vida das pessoas, estimulando a criatividade de autores com deficiência visual ou não, e incentivando a leitura e a escrita em tinta e em braile.

Localizado em Barueri (SP), o MuBi contemplou, desde a sua concepção, pessoas com necessidades especiais. Entre as organizações de apoio ao deficiente visual convidadas para o evento, estão Dorina Nowill, Laramara, Cadevi, ADEVA, URDV e Instituto de Cegos Padre Chico. A SBB disponibilizará transporte gratuito para o local a partir da estação do Metrô Santa Cruz (em frente ao Colégio Arquidiocesano), às 7h30, e da estação de trem de Barueri, às 8 horas.

"A grande adesão de entidades que trabalham com deficientes visuais mostra que este encontro já faz parte da agenda cultural de São Paulo. Para a SBB, esta também e uma oportunidade de divulgar o programa A Bíblia para Pessoas com Deficiência Visual e permitir que mais cidadãos paulistas sejam beneficiados", afirma o secretário de Comunicação e Ação Social da SBB, Erní Seibert. A SBB produz, desde 2002, a Bíblia Sagrada completa em braile, na língua portuguesa, cujos exemplares são distribuídos gratuitamente a mais de 2,5 mil pessoas cadastradas, juntamente com o material em áudio.
Confira a programação completa:
08h00 - Cadastramento e Café da Manhã
09h00 - Abertura
09h30 - Palestra: A Bíblia como Instrumento de Inclusão social - Erní Seibert
10h00 - Projeção do Filme "Coração do Pai" (com audiodescrição)
11h20 - Premiação do concurso literário - Entrega de Troféus e Medalhas
11h50 - Visita ao Museu da Bíblia e Apresentação Cultural
12h30 - Premiação da ONG com mais participantes
13h00 - Encerramento

A SBB e o MuBi - A Sociedade Bíblica do Brasil é uma organização sem fins lucrativos, de natureza filantrópica, assistencial, educativa e cultural. Sua finalidade é traduzir, produzir e distribuir a Bíblia Sagrada, um verdadeiro manual para a vida, que promove o desenvolvimento espiritual, cultural e social do ser humano, provocando, assim, a transformação daquele que com ela entra em contato. Para cumprir a missão de distribuir, de forma relevante, a Bíblia a todas as pessoas, desenvolve programas de assistência social e espiritual em todo o País. Fundada em 1948, construiu sua trajetória com base na missão de "promover a difusão da Bíblia e sua mensagem como instrumento de transformação espiritual, de fortalecimento dos valores éticos e morais e de incentivo ao desenvolvimento humano, nos aspectos espiritual, educacional, cultural e social, em âmbito nacional".

A SBB oferece o texto bíblico em diferentes formatos, buscando atender às necessidades específicas dos mais variados públicos. Em seu trabalho social, a SBB procura levar as Escrituras especialmente para as populações em situação de risco social, espalhadas por todo País. Entre os públicos contemplados pelas ações da organização estão os ribeirinhos da Amazônia, detentos, enfermos hospitalizados, pessoas com deficiência visual e estudantes. Para 2010, a SBB prepara-se para levar a Palavra de Deus a outro público especial: o das pessoas com deficiência auditiva, por meio da produção do texto bíblico em Libras (Língua Brasileira de Sinais).

Em parceria com a Prefeitura Municipal de Barueri, na Grande São Paulo, a SBB inaugurou, no final de 2003, o Museu da Bíblia, o primeiro do Brasil e um dos maiores do mundo em sua especialidade, devido à variedade de espaços e de documentos expostos. O objetivo do MuBi é promover o conhecimento da Bíblia, enfatizando seus aspectos culturais, éticos e religiosos. Tem entrada gratuita e assegura total acessibilidade a portadores de deficiências. Seguindo o conceito de arquitetura inclusiva, o projeto aboliu escadas e incluiu rampas de acesso aos ambientes. Os móveis são adequados para usuários de cadeiras de rodas e também foram providenciadas legendas em braile e painéis interativos, garantindo atrações específicas para deficientes visuais.
IV Encontro de Pessoas com Deficiência Visual
Data: 23 de outubro de 2010 - sábado
Horário: das 8h às 13h
Local: Museu da Bíblia
Av. Pastor Sebastião Davino dos Reis, 672 - V. Porto, Barueri - SP
Inscrições: (11) 4168-6225, (11) 3474-5733 ou 0800 -727 -8888


Nenhum comentário:

Postar um comentário