Seja Benvindo!

Prezado Internauta!

Seja benvindo a esse Blog: que é nosso, fique a vontade para compartilhar suas idéias e informações relacionados ao tema deficiência e psiquiatria.

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Central de Libras chega a todas as 31 Subprefeituras da Cidade de SP n


Lei de Mara Gabrilli chegará agora nas Escolas Municipais de Educação Especiail de jovens e crianças com deficiência auditiva 

De autoria da vereadora Mara Gabrilli, a Central Libras completa mais uma estapa do seu Projeto Piloto. No último dia 22 de junho foi concluída a instalação da Central em todas as 31 praças de atendimento das subprefeituras da Capital. "Estamos conquistando uma cidade mais inclusiva. O direito à informação é imprescindível para qualquer cidadão. A inclusão se faz quando respeitamos a autonomia da pessoa com deficiência. A CELIG é um modelo disto", diz Mara.

Desde o dia 26 de abril a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzidatem percorrido todas as regiões da cidade instalando webcans nos terminais de computador das praças de atendimento das subprefeituras, configurando o sistema e transmitindo as orientações para os funcionários responsáveis pelo atendimento no local.

A Central conta com intérprete de libras que facilita o contato entre o munícipe surdo ou com deficiência auditiva presente no local e o atendente do órgão público, e também pode transmitir as informações disponíveis pelo serviço 156. O atendimento é oferecido de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

O objetivo é otimizar o atendimento público à pessoa surda ou com deficiência auditiva, cumprindo assim o objetivo estabelecido na Agenda 2012 da Prefeitura de São Paulo, que é instalar a CELIG em 56 pontos até o final deste ano.

Além das subprefeituras, o serviço também está disponível no Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência – CMPD, na Rua Líbero Badaró, 119 – 3º andar / Centro. Os próximos pontos da CELIG que entrarão em funcionamento são as Escolas Municipais de Educação Especial (EMEE) que atendem jovens e crianças surdas ou com deficiência auditiva. São elas:

- EMEE Anne Sullivan. Rua Rodrigues Paes, 512 / Chácara Santo Antonio;
- EMEE Mario Pereira Bicudo. Avenida Félix Alves Pereira, s/n – Jardim Centenário;
- EMEE Madre Lucie Bray. Rua São Geraldo, 236 / Vila Constança;
- EMEE Vera Lucia Aparecida Ribeiro. Rua Benedito Pereira, 206 / Jardim Líbano;
- EMEE Helen Keller. Endereço: Rua Pedra Azul, 314 / Aclimação.

Ainda deverão ser realizados ajustes técnicos em algumas subprefeituras, devido ao congestionamento de rede disponível nesses locais. A conexão da Central de Libras é feita via intranet. Ou seja, por uma rede interna na Prefeitura que faz a conexão (link) com os pontos de atendimento. No futuro, será possível agendar um guia-intérprete para acompanhar surdocegos em órgãos públicos municipais. Nessa fase ainda não é possível acessar o serviço via internet.

Para nais informações: 
Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPED)
Assessoria de Comunicação e Imprensa
Tel.: (011) 3113-8741 // 8778 // 8767 // 8793 // 8794 // 8741
Cel.: 9951-4983 // 8875-9732
lclopes@prefeitura.sp.gov.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Fonte: Portal Mara Gabrilli e Blog Deficiente Ciente


Nenhum comentário:

Postar um comentário