Seja Benvindo!

Prezado Internauta!

Seja benvindo a esse Blog: que é nosso, fique a vontade para compartilhar suas idéias e informações relacionados ao tema deficiência e psiquiatria.

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Assinado Decreto que institui o Programa de Acessibilidade Comunicacional da esfera pública estadual.

Acontece em São Paulo, o II Encontro Internacional de Tecnologia e Inovação para Pessoas com Deficiência

O evento conta com Seminário e Exposição sobre novidades tecnológicas para reabilitação e inclusão social de pessoas com deficiência
 
Nesta quinta-feira, 21, a Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Doutora Linamara Rizzo Battistella, fez a abertura oficial do II Encontro Internacional de Tecnologia e Inovação para Pessoas com Deficiência, que acontece no WTC Sheraton, na capital paulista, segundo ela "Vamos aqui celebrar o protagonismo das pessoas com deficiência, falando em ciência, tecnologia e em mercado, porque é preciso fomentar dentro do mercado este novo ciclo econômico, que tem grande significado para toda sociedade e para sustentabilidade deste negócio que se chama inclusão social".

Na ocasião, o governador do Estado de São Paulo, Alberto Goldman e a Secretária, anunciaram juntos, o decreto que institui o Programa de Acessibilidade Comunicacional da esfera pública estadual. O decreto prevê que a compra e a edição de todo material bibliográfico realizado pelo Governo do Estado estejam disponíveis no padrão internacional Digital Acessible System. Conhecido pela sigla Daisy, o formato permite a navegação, no texto escrito ou falado, por meio de um aplicativo de leitura instalado no computador e também a reprodução de arquivos de áudio em equipamentos específicos. Com isso, o sistema gera acessibilidade para pessoas com deficiência visual ou que apresentam algum tipo de limitação na leitura. A implementação do programa obedecerá à conclusão dos estudos da Comissão Paulista de Acessibilidade em Material Bibliográfico. O grupo será integrado por representantes das pastas dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Educação, Gestão Pública e Cultura. O prazo de apresentação do estudo é de 60 dias, a partir da data de instalação dos trabalhos.

O evento conta com Seminário e Exposição de Inovação em Ajudas Técnicas para reabilitação e inclusão social de pessoas com deficiência. No sábado, 23, terá seminário e exposição e no domingo, 24, apenas exposição até as 12h00. Este ano, uma das novidades é um triciclo motorizado que facilita o acesso do cadeirante para entrar no veículo, sem o apoio de terceiros, o produto disponibiliza lugar para levar um passageiro (carona), opção de marcha ré para manobras e a parar de costas para calçada, fazendo com que o cadeirante desça do veículo direto na calçada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário