Seja Benvindo!

Prezado Internauta!

Seja benvindo a esse Blog: que é nosso, fique a vontade para compartilhar suas idéias e informações relacionados ao tema deficiência e psiquiatria.

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Modelos com deficiência

Conforme pedidos, segue mais matérias sobre o assunto:


Modelos com deficiência física

Kica de Castro
Fotógrafa
Modelos com deficiência f�sica
Esta na moda falar de inclusão social, porém, aqui no Brasil, pouco se fala de beleza e sensualidade. Muitas barreiras, pouco acesso e quase nenhuma sensibilidade. Há 7 anos desenvolvo um projeto de modelos deficientes para publicidade e agora estamos vendo alguns resultados. O que começou como auxÍlio no resgate de auto estima, hoje é uma opção no mercado de trabalho.
Ser diferente também tem o seu lado belo. Abri uma agência de modelos fotográficos para pessoas com algum tipo de deficiência e faço palestra sobre como a fotografia resgata a auto estima das pessoas,  com este trabalho, conseguimos recentemente uma parceria  na europa, VISABLE , agência em Berlim.
http://blig.ig.com.br/acessivelparatodos/2009/07/28/modelos-com-deficiencia-fisica/



Fotógrafa administra agência para deficientes físicos

Kica de Castro é daquelas pessoas inovadoras e ousadas. A fotógrafa, com passagem pelo Centro de Reabilitação para Pessoas com Deficiência Física, desde 2.007, administra uma agência de modelos – de mesmo nome, que atende exclusivamente deficientes físicos. Seu interesse por esse público – cresceu especialmente após sua chegada no Centro de Reabilitação, em 2.002, onde a mesma era responsável pelas fotos dos pacientes. Naquela época, os médicos através de suas fotos, analisavam o desenvolvimento do paciente, sua evolução em geral, eram fotos para prontuários médicos. Kica foi comovida pelo contato com pacientes, que trabalhavam como atores e modelos, mas que com suas deficiências, abandonaram seus cursos e trabalhos. “Com esses casos, eu e uma amiga psicóloga, resolvemos fazer um trabalho terapêutico, que era o resgate da auto-estima dessas pessoas. Vendo o potencial delas, resolvemos montar a agência para deficientes, algo que engatinha no Brasil, ao contrário da Europa, onde já há uma evolução, com concursos como a mais bela cadeirante, na França, uma espécie de “Big Brother” somente com deficientes”, afirma Kika. “As fotos eu tiro do corpo todo do modelo, (ao contrário de muitas pessoas que tiram somente fotos 3x4 de deficientes), mas minha diferença em relação às fotos para prontuários médicos, é que aqui evidencio o ar da sensualidade, procuro expor a beleza do fotografado e não suas dificuldades” – argumenta. Hoje o casting de Kika, é procurado para campanhas publicitárias e especialmente por revistas segmentadas, como a Sentidos (Editora Escala), em que jovens como Daiane Lopes, 27, foram capa. Daiane mora no Paraná e sempre vem ao estúdio de Kika, na Vila Ipojuca, zona oeste de São Paulo, para sessões de fotos. A jovem que sofre de paralisia cerebral (PC) – anda de muletas canadenses e chama a atenção por sua beleza. Ela quer continuar na carreira de modelo fotográfico. Outro representante que merece destaque é Eduardo Martins (Dudé), 36 – modelo, ator, músico, professor de canto, produtor musical e agora arrumou uma brecha na agenda, para treinar boxe. Dudé afirma; “Qualquer campo de atuação em que trabalho – faço de corpo e alma, e gosto e devo ser cobrado como qualquer outra pessoa, pois minha deficiência não é para dar dó”. O rapaz sofre de má formação congênita múltipla – membros superiores. 
Questionados sobre a questão do preconceito, ambos afirmam que ele existe, já foi muito pior, mas ainda persiste e o mais curioso é que alguns deficientes desprezam outros deficientes, salientam. Para eles, existem pessoas que levantam falsas bandeiras em relação aos portadores de necessidades especiais, conseguem seguidores, mas poucos contribuem com a causa.
Kika ressalta que seu casting é variado, com modelos de todos os tipos e idades e também com vários tipos de deficiências e limitações. A agência de Kika fica na rua Tonelero, 825 – telefone (11) 3803-8329.

A modelo Daiane Lopes, Dudé e a fotógrafa Kika de Castro
Dudé se apresentando na noite...
Thiago Cenjor e Paty Pops - paraplégicos
Marcia Jordão (tetraplégica) e Giulio (deficiente visual)
Juliana Costa - paraplégica
Haone Thiner - amputada
Ana Teresa - deficiente auditiva
Marcia Jordão - tetraplégicaDiolice - tetraplégicaDaiane Lopes - paralisia cerebral

http://estilorg.blogspot.com/2009/03/fotografa-administra-agencia-para.html

3 comentários:

  1. Adorei o Blog, as fotos, tudo! Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. gostei muuuuuuito , eu sou e sofro muito D: , muito msmo , sou tetraplégica , e foi um custo para eu escrever esse comentario .

    ResponderExcluir
  3. Parabéns,adorei,gostaria muito de conhecer seu trabalho.

    ResponderExcluir